Baku


ばく

 

TRADUÇÃO: nenhuma; Baseado no nome chinês para a mesma criatura.

HABITAT: no fundo de florestas densas.

DIETA: maus sonhos.

 

APARÊNCIA: O baku é uma besta santa estranha que tem o corpo de um urso, a cabeça de um elefante, os olhos de um rinoceronte, a cauda de um boi, e as pernas de um tigre. Apesar de sua aparência monstruosa, baku são reverenciados como poderosas forças do bem, e como um dos santos protetores da humanidade.

 

COMPORTAMENTO: Baku vigia os seres humanos e age como um guardião. Eles se alimentam dos sonhos dos humanos - especificamente maus sonhos. Os maus espíritos e os yokai temem o baku e fogem deles, evitando áreas habitadas por eles. Portanto, saúde e boa sorte seguem um baku onde quer que vá.

 

INTERACÇÕES: O nome escrito e imagem do baku tem sido usado como símbolos de boa sorte em talismãs e encantos ao longo da história japonesa. Nos velhos tempos era até comum bordar o kanji para baku em travesseiros, a fim de manter os maus sonhos, doenças e maus espíritos longe. Imagens de baku temerosas são comumente esculpidas nas colunas acima das portas do templo e nas colunas que suportam telhados de templo. É um das poucas criaturas santas freqüentemente honradas desta maneira.

ORIGEM: A lenda diz que quando o mundo era novo e os deuses estavam criando os animais, o baku foi montado dos restos de pedaços no final da criação. É por isso que ele tem uma aparência tão bizarra, e por isso é considerado um favorito dos deuses.

 

Hoje, a palavra japonesa baku também se refere à anta. O animal foi nomeado após sua semelhança estranha a este animal quimérico sagrado..