Dorotabō

田坊泥

どろたぼう

 

Dorotabō são os fantasmas de homens velhos que trabalharam duro nos seus campos de arroz, apenas para vê-los virar lixo por um proprietário negligente após a sua morte. Eles aparecem como um olho só, com três dedos e com figura humanóide cobertos de lama durante a noite. Diz-se que os cinco dedos da mão humana representam três vícios e duas virtudes: raiva, ganância, ignorância, sabedoria e compaixão. O dorotabō aparece apenas com os três dedos representam os vícios, porque ele é um espírito de vingança e raiva, irritado com os vícios que agora envergonha o trabalho de sua vida.

 Dorotabō percorrem as áreas cobertas de vegetação, chamando com uma voz triste, "Devolva meu campo de arroz!" Eles assombrar seus campos, noite após noite, impedindo o sono e de outra forma causando sentimentos de desconforto para os novos habitantes de suas terras. Eles continuam assombrando até que os proprietários  tomem jeitos com seus campos  ou desistam e fujam, vendendo o campo para alguém que vai tomar cuidado adequado do mesmo.

 

A maioria das terras do Japão são cadeias de montanhas inóspitas, onde a agricultura é impossível, por isso, a terra que é utilizável por seres humanos é extremamente valiosa. As famílias podem poupar um tempo de vida apenas para comprar um pequeno lote de terra preciosa na esperança de deixar para seus filhos depois que eles morrem. Naturalmente, as crianças nem sempre seguem a vontade dos pais e um filho pródigo que abandona os campos suados de seu pai em favor de vícios como o jogo e bebida é geralmente a causa do surgimento deste espectro assustador.