Fujin (風神)

Fujin (風神 - fu: vento e jin: deus) é o deus japonês do vento e uma das divindades xintoistas mais antigas do japão. Ele estava presente junto com Amaterasu (Sol) na criação do mundo, e quando ele deixou o vento sair pela primeira vez da sua bolsa, este clareou a neblina da manhã e preencheu o espaço entre o céu e a terra, e assim o sol brilhou. Acredita-se que ele vive acima das nuvens junto com Raijin, o deus do trovão .

Fujin geralmente é representado como um homem musculoso, carregando um grande saco de tecido (ou pele de animal), repleto de ventos. Quando ele abre este saco, libera uma rajada de ventos. Fujin, Raijin e Amaterasu são responsáveis pelo clima do universo, por isso são representados quase sempre juntos (em algumas versões eles são irmãos).

Antes dos humanos habitarem a terra, uma discussão surgiu entre eles pelo controle das tempestades. Nesta batalha, Fujin corta o braço esquerdo de Raijin. Algum tempo depois, os dois deuses voltam a ser amigos e Amaterasu recupera o braço perdido de Rajin para que este continuase produzindo trovões.

Algumas crenças tradicionais atribuem o fracasso dos mongóis em sua tentativa de invadir o Japão no ano de 1274 a uma tempestade criada por Fuijin, que recebeu o nome de Kamikaze (kami: divino e kaze: vento).

A iconografia de Fujin parece ter sua origem nas trocas culturais ao longo da Rota da Seda. Começando com o período helenístico, quando a Grécia ocupou partes da Ásia Central e Índia, o deus grego do vento Bóreas tornou-se o deus Wardo na arte greco- budista, em seguida, uma divindade do vento na China (afrescos da bacia de Tarim) e, finalmente na divindade japonesa Fujin.

Durante essa evolução, o deus do vento manteve o seu símbolo, o seu jeito falastrão, e sua aparência desgrenhada

 

Curiosidade:

Uma lenda budista chinesa conta que Raijin e Fujin eram demônios malvados, inimigos de Buda. Então Buda ordenou a seu exército celestial que os capturassem. Após diversas batalhas entre os demônios e 33 deuses, eles finalmente foram derrotados e presos. Como castigo, Fujin e Raijin tiveram de trabalhar para o céu.