Gashadokuro (がしゃ どくろ), também conhecido como Odokuro, é um esqueleto gigante, e é um dos muitos espíritos perigosos que são ditos assombrarem os vivos.  Ele é criado a partir da reunião de várias almas de pessoas que morreram de fome.

Segundo a lenda, um Gashadokuro possui a forma de um esqueleto, que é muito maior do que qualquer ser humano normal (no mínimo quinze vezes mais alto do que um ser humano médio). Ele está condenado a passar a eternamente faminto, sendo incapaz de comer em sua forma amaldiçoada.

Ele vagueia durante a noite, rangendo os dentes e fazendo um som parecido com um sino. O esqueleto gigante é tão elevado acima do solo e anda tão baixo que ele pode ser quase invisível. A única advertência que a vítima recebe quando o Gashadokuro está próximo dela é um toque estranho e inexplicável em seus ouvidos. Se o Gashadokuro encontra um ser humano, ele vai agarrá-lo. Em seguida, ele vai morder sua cabeça e arrancá-la fora com seus dentes gigantes, e então irá sugar o sangue de seu corpo até a sua sede ser saciada.

 

Numa história famosa sobre o mito, um homem estava fora nos campos uma noite, quando ouviu uma voz estranha reclamando sobre uma dor em seu olho. Na parte da manhã, o homem localizou o crânio de um Gashadokuro castigado pelo tempo, e foi capaz de apaziguá-lo, retirando os brotos de bambu que haviam crescido através de sua cavidade ocular e deixando uma tigela de arroz cozido seco como uma oferenda.