Hyōsube

兵主部

ひょうすべ

 

Nomes alternativos: hyōsue, hyōsubo, hyōsunbo, hyōsunbe

HABITAT: rios e córregos; encontrada principalmente em Kyushu e no oeste do Japão

DIETA: onívoros; prefere berinjelas

 

APARÊNCIA: Hyōsube são humanoides agachados e peludos encontrados principalmente nas regiões sul e oeste do Japão. Eles são primos do kappa e do Harappa, mas são muito mais selvagens. Eles são curtos, com o couro cabeludo calvo, garras afiadas, e uma boca cheia de dentes afiados que são proeminentes visíveis devido ao sorriso malicioso. Eles são cobertos com uma pele de cabelo grosso e gorduroso que reúne pó, óleo e sujeira. Seu nome é dito a patir do som que emite "hyo- hyo-"; no entanto, quando escrita em kanji, os caracteres utilizados têm uma conotação marcial.

COMPORTAMENTO: Hyōsube vivem perto de rios, onde eles gostam de captura os peixes selvagens e geralmente se mantem longe dos seres humanos. Sua comida favorita é a berinjela. Eles compartilham um amor de malícia e um ódio de cavalos com seus primos kappas, embora eles geralmente sejam mais violentos e mal-intencionados. Também como seus primos, mantem um forte senso de honra, apesar de seu amor pela maldade e violência.

Interações: Hyōsube são caprichosos, insolente, e extremamente perigosos. Uma pessoa que simplesmente olha para um hyōsube pode ser atingido por uma febre terrível e altamente contagiosa, que pode se espalhar rapidamente e se transformar em uma epidemia. Hyōsube cacarejar com uma risada mal que também é bastante contagiosa; uma pessoa sem sorte que ouve a risada do hyōsube, e que ri, será golpeado com uma febre súbita e morrer dentro de horas.

O hyōsube acumula uma grande quantidade de poeira e sujeira no seus cabelos grossos, e amam nada mais do que a esgueirar-se para dentro das casas durante a noite e cair na banheira. Quando um hyōsube encontra uma banheira que ele gosta, ele vai muitas vezes voltar a cada noite, deixando uma espuma espessa de pêlos do corpo gorduroso e um cheiro horrível de ser encontrado na parte da manhã. Uma vez, o proprietário azar de tal casa esvaziou a água do banho e jogou o cabelo e graxa fora. Isso irritou o hyōsube tanto que ele abatia os cavalos do proprietário na noite seguinte. Em outra história, alguns cabelos do hyōsube retirados de uma banheira pousou em um cavalo nas proximidades, e o animal imediatamente caiu morto. Em ainda outro conto, uma mulher espionado um hyōsube devastando seu jardim de berinjela; na manhã seguinte todo o seu corpo tinha ficado roxo, e ela morreu logo depois disso.

 

Hyōsube ocasionalmente são homenageados em santuários xintoístas locais, geralmente como deuses da guerra, por alguma forma de serviço militar eles se apresentaram para os moradores no passado. Os agricultores que vivem em áreas habitadas por hyōsube muitas vezes deixam oferendas das primeiras berinjelas colhidas na esperança de que o hyōsube irá poupar seus campos para o restante do ano. Aqueles que não deixam oferendas encontrar ocasionalmente seus campos devastados pela raiva do monstro.