Izasaou é o Rei Javali, muitas vezes chamado de  Ikisasa, Ipponashi ou Ippondatara.

Diz-se ser um grande javali com bambu crescendo em suas costas, foi avistado em Obogamine, Vila Kawakami, Condado de Yoshino, Montanhas Yoshino, Prefeitura de Nara.

Existe a lenda que esse ser rondava as fortes de Kishu Yunomine, onde um dia um viajante com ferimento na perna parou para repousar juntamente com seu cão de estimação e foi alertado por um Samurai para não olhar diretamente para o Yokai. Porém o viajante curioso deu a volta entre as pedras e ficou admirando a grande besta. Para a surpresa do andarilho, o monstro disse: "Eu sou Izasao, que mora em Obagamine, mas fui morto por um caçador e me tornei um fantasma. Deixe suas armas e seu cão e vá embora ou pagará"

O viajante não deu ouvidos e foi embora levando consigo suas armas e seu animal. Passou pouco tempo e o fastasma de Izasaou se transformou em um demônio de uma perna só e apareceu na estrada de Obogamine e atacou todos os viajantes.  

Depois disso, um sumo sacerdote de Obogamine foi até o encontro do grande javali e o selou, os viajantes puderam passar pela rodovia sem se preocupar com isso, mas apenas no dia 20 de dezembro de cada ano, os demônios apareceram. Em Obogamine, esse dia é chamado ``os 20 dias do fim'' e dizem que foi tratado como um dia de azar para se tornar livre.

Por conta dessa anatomia de um monstro de uma perna só, ele é por muitas vezes lido como Ippondatara.