邪魅 Jami

Espíritos ímpios da montanha

 

 

Jami é um termo geral para os maus espíritos. Eles são um subconjunto de chimi, ou espírito da montanha, embora eles sejam muito mais famosos por sua maldade. O termo não é claramente definido, mas em geral eles são manifestações da má vontade das montanhas e floresta, a fim de fazer mal aos seres humanos.

 

Jami são verdadeiramente mau e prejudicial para as pessoas. Porque há tantos espíritos malignos diferentes que podem ser consideradas jami, não há um comportamento particular ou um perigo especificamente atribuído a todos os jami. No entanto, um traço comum é que jami são acompanhados por doença. Eles são capazes de possuir e habitam corpos humanos, infectando assim seus hospedeiros humanos.

 

 

Junto com Chimi e mōryō, o Jami aparecem pela primeira vez nas histórias chinesas antigas que descrevem os espíritos da natureza que vagueiam pela terra. Como a cultura chinesa começou a influenciar a cultura japonesa, estes livros antigos se tornou conhecido por estudiosos japoneses, que incorporaram seus ensinamentos em suas próprias obras. Quando essas criaturas foram incluídass no bestiário japoneses que tornou-se associado com vários espíritos malignos japoneses.

 

Nas antigas biografias chinesas da transcendência divina, um sábio chamado Oyo era capaz de curar pessoas doentes com um desenho de uma prisão no chão. Então, ele atraia os espíritos malignos do corpo de seus pacientes, quando os espíritos saiam, eles ficavam presos na no desenho da prisão e o paciente era instantaneamente curado de sua doença. Os espíritos malignos presos desta forma eram chamados de Jami.