Kamaitachi (窮奇?) — por vezes também 鎌鼬 — é um monstro do folclore japonês. Kama significa foice e itachi, doninha. Este monstro estaria associado a cortes que as pessoas sofrem quando são atingidas por um golpe de ar frio. Este corte seria supostamente muito fraco a ponto de inicialmente não machucar, porém, invariavelmente, o corte ficaria infeccionado.

O monstro possuiria a forma de uma ou mais doninhas com dentes afiados como foices que cortariam suas vítimas com extrema rapidez. Diz-se que o "Kamaitachi" é causado por um kami maléfico que suga o sangue humano. Outras vezes, três doninhas se reúnem para atacar uma vítima. A primeira a derruba; a segunda corta-a com seus dentes e a terceira cicatriza o ferimento. A ferida cicatrizada pelo Kamaitachi é profunda, mas sangra muito pouco.

 

Origem :

Kamaitachi no Gazehyakkiyakou

 

Esse fenômeno do vento cortando as pernas das pessoas é real e costuma acontecer em algumas regiões do Japão. Em alguns escritos, como o Sozan Chomón Kishu (1851), por exemplo, são contadas muitas histórias desse fenômeno afirmando que o fenômeno em si é real, mesmo se o Kamaitachi não existir.

Gazuhyakkiyakou ( 夜行; A Ilustrada Parada Noturna de Cem Demônios) é um livro de pinturas em impressão, desenhadas por Toriyama Sekien no ano de 1776. O livro é composto de pinturas de vários monstros famosos no Japão. Ele, Toriyama Sekien, provavelmente foi o primeiro a imaginar o Kamaitachi com forma de uma doninha. A sua obra é composta de um total de quatro livros. "Estes livros são bestiários sobrenaturais, coleções de fantasmas, espíritos, fantasmas e monstros, muitas das quais Toriyama, baseado na literatura, folclore, arte, outros. Estas obras tiveram uma profunda influência no imaginário yokai posterior no Japão".