Momiji

紅葉

もみじ

 

TRADUÇÃO: literalmente "folhas de bordo;" usado como um nome

 

ORIGEM: O conto da princesa Sarashina / Momiji é famoso no teatro japonês. O Noh Momijigari ("Caça Momiji" ou "Cair folhas de caça") apareceu pela primeira vez há centenas de anos, durante o período Muromachi. Durante o período Meiji foi refeito como uma peça do teatro kabuki. Momijigari foi transformado em filme em 1899, tornando-se o primeiro filme narrativo no Japão. Foi designado como uma propriedade importante da Cultura em 2009.

 

Há muito tempo, uma bruxa poderosa chamada Momiji viveu nas montanhas da Província de Nagano. Sua história tem lugar durante a temporada de observação das folhas de outono, quando grupos de pessoas se reunem nas montanhas para festivais e festas sob as folhas vermelhas, laranjas e douradas que caem.

Durante este tempo, um samurai chamado Taira no Koremochi foi cobrado por um santuário local de Hachiman para caçar um oni. Sua caçada o levou a montanha Togakushi, onde uma Kijo particularmente desagradável vivia.

Koremochi e um pequeno grupo de pessoas escalaram a bela montanha, para apreciar as folhas. Aproveitando este momento Koremochi enviou um de seus aliados na frente para investigar. O aliado voltou e o informou sobre uma festa, organizada por uma nobre, que também oferecia hospedagem a todos, no entanto, seu aliado não sabia o nome desta nobre, apenas que ela havia enviado suas servas para os auxiliarem.

 

Koremochi decidiu continuar a sua missão, mas uma das servas aproximou-se e disse que a sua senhora tinha ouvido falar dele antes, e ela queria convidá-lo para sua festa. Apesar de sua missão Koremochi não poderia rudemente recusar o convite de uma princesa, ele e seus companheiros concordaram em ir para a recepeção.

Na festa, os guerreiros foram apresentados a Princesa Sarashina, uma jovem extremamente bela. Todos se sentaram e observaram as folhas, beberam saquê e dançaram. Koremochi perguntou a princesa se ela iria dançar para ele, e ela o fez. Logo, os homens ficaram embriagados e sonolentos, e cochilaram sob as belas árvores.

 

Enquanto dormia, Koremochi sonhou com a sua missão e o pedido do santuário. o Deus Hachiman disse-lhe que a princesa Sarashina era na verdade a Kijo Momiji disfarçada, e que ele deveria matá-la com a katana santa, Kogarasumaru ("corvo pequeno"). Quando Koremochi acordou, a espada que ele sonhou estava em sua mão - um presente de Hachiman - e ele sabia que o que ele sonhou tinha sido real. Ele perseguiu a princesa e suas servas, e de repente uma enorme tempestade de fogo aconteceu. Chamas e vento iluminando toda a montanha. De repente, uma Kijo enorme, com cerca de três metros de altura, com chifres feitos de árvores em chamas apareceu, e uma intensa batalha entre o samurai e o demônio aconteceu. No final, graças a sua espada mágica, Koremochi foi bem sucedido, e matou a bruxa da montanha Togakushi.