"Nūrihyon" (nurarihyon) from the Gazu Hyakki Yagyō by Toriyama Sekien
"Nūrihyon" (nurarihyon) from the Gazu Hyakki Yagyō by Toriyama Sekien

Nurarihyon

滑瓢

ぬらりひょん

Tradução : cabaça escorregadia

Nomes alternativos : nūrihyon

Habitat : vilas caras, salas de estar, bordéis; possivelmente de origem marinha

Dieta : exigente; prefere comida cara e luxuosa

Aparência : Nurarihyon é um yōkai misterioso e poderoso encontrado em todo o Japão. 

 

Dizem que as aparências enganam, e nurarihyon é a ilustração perfeita disso. No geral, ele tem uma aparência bastante benigna; sua cabeça é alongada e em forma de cabaça; seu rosto está enrugado, parecendo um cruzamento entre um velho e um peixe-gato; ele usa roupas elegantes - geralmente um esplêndido quimono de seda ou as ricas vestes de um abade budista - e se comporta da maneira tranquila de um cavalheiro sofisticado.

Comportamento : O nurarihyon é baixo, cômico e idoso é na verdade o mais poderoso e de elite de todos os yōkai. Ele viaja em um palanquim ornamentado carregado por servos humanos ou yōkai, frequentemente visitando distritos da luz vermelha, mas ocasionalmente parando em vilas nas montanhas também. Nurarihyon é conhecido como kaibutsu no oyadama — o comandante supremo de todos os monstros. Todo yōkai ouve suas palavras e o respeita, tratando-o como o ancião e líder em todas as reuniões yōkai. Junto com otoroshi e nozuchi, nurarihyon lidera a procissão conhecida como o desfile noturno de cem demônios pelas ruas do Japão em noites escuras e chuvosas. Ele também se encaixa no papel de comandante supremo quando interage com os humanos.

 

Interações : Nurarihyon aparece à noite quando uma família está extremamente ocupada. Ele chega às casas inesperadamente em seu esplêndido palanquim e entra em casa sem ser notado por ninguém. Ele age em todos os aspectos como se fosse o dono da casa, servindo-se dos luxos da família, como chás finos e tabaco. Seu poder é tão grande que nem os verdadeiros donos da casa podem fazer nada para detê-lo. Na verdade, mesmo depois de finalmente perceberem sua presença, os proprietários acreditam que o nurarihyon seja realmente o legítimo dono da casa. Por fim, ele sai exatamente como veio, silenciosa e educadamente saindo de casa e entrando em seu palanquim, enquanto os donos da casa se curvam obsequiosamente e acenam para ele em despedida. Só depois que ele sai é que alguém desconfia do misterioso velho que acabou de visitá-lo.

 

Origem : Quanto às origens de nurarihyon, há apenas especulações. Os registros mais antigos de sua existência são meros esboços e pinturas. Seu nome vem de nurari (“escorregar”) e hyon (uma onomatopéia que descreve flutuar para cima) escrito com o kanji de cabaça (devido ao formato de sua cabeça). Isso denota uma evasiva escorregadia - que ele emprega quando se faz passar por dono da casa.

 

Na província de Okayama, algumas evidências ligam nurarihyon a umi bōzu. Lá, os nurarihyon são criaturas marinhas em forma de globo, do tamanho da cabeça de um homem, que flutuam no Mar Interior de Seto. Quando o pescador tenta pegar um, a esfera afunda na água fora de alcance e depois volta a subir zombeteiramente. Foi teorizado que alguns desses globos escorregadios migram para a terra, onde gradualmente ganham influência e poder, tornando-se o nurarihyon conhecido em todo o resto do Japão. Se esta teoria é a verdadeira origem do Comandante Supremo de Todos os Monstros ou apenas mais um de seus muitos mistérios ainda não foi resolvido.