Raijin (雷神)

Raijin é o deus do trovão, do relâmpago e da guerra na mitologia japonesa, um deus-demônio com dentes e garras afiadas, cabelos longos e com um tambor para fazer os trovões. Por vezes é representado como um deus vermelho que adora comer umbigos humanos, tanto que o pais japoneses dizem a seus filhos para esconder seus umbigos durante uma tempestade, se não são devorados pelo deus. Seu nome é derivado do japonês palavras rai (, significando "trovão") e shin (, "deus" ou "kami"). Ele é tipicamente descrito como um demônio batendo tambores para criar um trovão, geralmente com o símbolo tomoe desenhado na barriga. Ele também é conhecido pelos seguintes nomes:

Yakuza no ikazuchi no kami: Yakuza (, oito) e ikazuchi (, trovão) e kami ( espírito, ou divindade)

Kaminari-sama: Kaminari (, Kami espírito, ou divindade + , nari, trovão) e-sama (, um japonês honorífico que significa "mestre")

Raiden-sama: rai (, trovão), den (, raios), e-sama (, mestre)

Narukami: naru (, trovejante / rolamento) e kami ( espírito, ou divindade)

Raijin é acompanhado por Raijuu (雷 獣, "besta do trovão") que é uma lendária criatura da mitologia japonesa, de corpo composto tanto de eletricidade como de fogo e pode aparecer na forma de um gato, tanuki, macaco, ou doninha. A forma de um lobo azul e branco (ou mesmo um lobo envolvido em raios) é comum e seu rugido soa como um trovão.

Um dos comportamentos peculiares Raiju é o de dormir em umbigos humanos .Isso leva Raijin a disparar flechas de raios no Raiju para acordar a criatura para cima, e, portanto, prejudica a pessoa em cujo ventre o demônio está descansando.Pessoas supersticiosas, portanto, muitas vezes escondem seus umbigos durante o mau tempo, mas outras lendas dizem que Raiju só vai se esconder no umbigos de pessoas que dormem ao ar livre.

 

Uma lenda budista chinesa conta que Raijin e Fujin eram demônios malvados, inimigos de Buda. Então Buda ordenou a seu exército celestial que os capturassem. Após diversas batalhas entre os demônios e 33 deuses, eles finalmente foram derrotados e presos. Como castigo, Fujin e Raijin tiveram de trabalhar para o céu.