Yatagarasu orienta o imperador Jimmu para a planície de Yamato.
Yatagarasu orienta o imperador Jimmu para a planície de Yamato.

O Yatagarasu (em japonês , Yata "grande tamanho" e Karasu "corvo") é um corvo de três patas e um dos mais antigos símbolos da mitologia japonesa. O aparecimento de Yatagarasu é interpretado como evidência da vontade do Céu ou da intervenção divina nos assuntos humanos. Aves de três patas (ou "tripedal") são criaturas encontradas em várias mitologias e artes da Ásia, Ásia Menor e do Norte da África e acredita-se que elas representem o sol.

De acordo com a lenda, este pássaro lendário teria sido enviado dos céus pela deusa Amaterasu, com o papel de guiar o imperador Jimmu em sua trajetória até a província de Yamato, onde seria estabelecido o primeiro governo da nação. Devido a essa história, Yatagarasu é conhecido como o animal que dirige a vitória. Foi precisamente por este motivo que foi eleito como o símbolo do futebol japonês. O corvo do escudo da Associação de Futebol estende uma de suas asas e com uma de suas três patas domina uma bola. Ele expressa agilidade e força e as cores que traz consigo(amarelo e vermelho) simbolizam o sol.

Existe ainda outra história, onde a deusa Amaterasu é ameaçada por um monstro terrível. As pessoas clamavam por um salvador que fosse capaz de matar a fera. E assim, um grande corvo de três patas veio e derrotou o monstro. A vida de Amaterasu foi salva pelo seu guardião, o corvo Yatagarasu .

É geralmente aceito que Yatagarasu é uma encarnação de Taketsunimi no Mikoto, fundador do clã Kamo-Agatanushi, mas nenhum dos primeiros registros documentais sobreviventes é tão específico sobre essa questão. A deusa xintoísta Amaterasu também foi dita ser capaz de se transformar em um corvo (ou o corvo se transforma em deusa) e a adoração à Amaterasu é descrita como "o culto do sol."

 

O Yatagarasu foi citado inicialmente em duas fontes japonesas, o Nihon Shoki (日本 ) e o Kojiki ( ). No entanto, nestas e noutras fontes primárias não há qualquer menção quando ao número de pernas que ele possui. Esta parece ter sido uma adição posterior ao mito, mas não está claro quando isso aconteceu. Yatagarasu pode ser visto em uma série de itens do Japão pré e pós-guerra. No Japão, encontra-se também em vários itens de guerras, como medalhas ao mérito.

 

Existem muitos templos xintoístas dedicados à ave, considerado deus guardião de Kumano, chamados Yatagarasu-Jinja. O pássaro é reverenciado em vários festivais importantes (matsuris), que são realizados nos santuários, principalmente na região do “solo sagrado de peregrinação” nas montanhas Kii, em Kumano. Os santuários de Kumano estão entre locais mais sagrados do Japão, um local de peregrinação antiga, com mais de mil anos de história.